segunda-feira, 19 de março de 2012

Chocolate Branco

-A manteiga de cacau é a principal estrela desta guloseima, um dos destaques da Páscoa. 

   Ele nem parece chocolate. Primeiro pela cor, um branco com nuances amareladas muito diferentes dos tons de marrom que caracterizam o doce. Depois, seu sabor não traz a adstringência característica dos taninos do cacau, que ajudam a balancear sua doçura. Mas é a manteiga de cacau que dá origem ao chocolate branco, com sua doçura e consistência leitosa.
   É ela que faz o chocolate branco derreter logo na primeira mordida e torna suas receitas, inclusive os ovos de Páscoa, tão amados por todos. A manteiga de cacau, parte gordurosa do fruto, surge durante o processo de fabricação do chocolate, seja ele branco ou marrom. Depois que as sementes do cacau são secas, torradas, trituradas e moídas, elas viram uma pasta. Esta é então prensada e se separa em dois produtos: a manteiga e a torta ( ou bolacha) de cacau.
   Para elaborar um chocolate negro ao leite, por exemplo, são misturados a torta de cacau co o leite, o açúcar e uma parte de manteiga de cacau.  Já para o chocolate branco, não entra a torta: somente a manteiga, o açúcar e o leite.
   Na maioria dos chocolates brancos comercializados, a lista de ingredientes ganha mais um item de peso : a gordura vegetal hidrogenada. Se por um lado ela pode ser benéfica para uma melhor textura do chocolate ( e em um custo menor do produto), em exagero se torna uma inimiga do paladar, é comum deixar uma película desagradável na língua e no céu da boca.



Um comentário:

  1. Oie Td bem, Ninha adoro saber mais dessas delicias.

    Uma dica de onde comprar livros e revistas de Culinárias....

    https://lojadigerati.assinaja.com/dig/vitrines/destaques/index.asp

    Bjao Laurinha

    ResponderExcluir